FINALIDADE
A Escola Municipal Madre Paulina Educação Infantil e Ensino Fundamental na modalidade Educação Especial tem por finalidade a oferta gratuita do ensino.A Escola Municipal Madre Paulina oferece o ensino de acordo com os princípios da Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9394/96 que são:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência do aluno na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralidade de idéias e de concepções pedagógicas e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
IV – gratuidade do ensino em escola mantida pelo poder público Municipal;
V – Valorização dos profissionais do ensino garantida na forma da lei;
VI – gestão democrática e colegiada no ensino público municipal;
VII – garantia de padrão de qualidade de ensino;
VIII – vinculação entre educação escolar, trabalho e práticas sociais.
Portanto o Ensino Fundamental destina-se a educandos a partir 06 anos de idade e possui um ciclo contínuo de 10 anos. O primeiro ciclo compreende quatro etapas e o segundo ciclo seis etapas.
O ensino de Jovens e adultos será ofertado concomitantemente com a Educação Profissional
Na Educação Profissional destina-se a educandos a partir de 16 anos e são ofertados cursos de acordo com a Unidade Ocupacional de Qualidade de vida, Unidade Profissional de Produção e Unidade de Formação Inicial, desenvolvidos por profissionais com formação em Educação Especial e assessorados pela equipe pedagógica administrativa.
A educação Infantil é ofertada para crianças a partir de 03 anos realizado através de trabalho diário em turmas.
Além disso, a escola tem um projeto de inclusão escolar no ensino regular das crianças egressas da Escola Municipal Madre Paulina.
Também realizamos a inclusão social através de passeios, visitas a museu, apresentações de danças, etc.
CLIENTELA
• Deficiente Intelectual• Múltiplas Deficiências
• Transtorno Global do Desenvolvimento
Número de alunos matriculados: 103 alunos.
Manhã : 59
Tarde : 44
INGRESSO
O ingresso na escola é através de avaliação diagnóstica, laudo médico e transferências.Currículo
Os conteúdos curriculares propostos por meio de atividades funcionais promovem o respeito ao ritmo escolar do educando, a apropriação dos conhecimentos e saberes escolares reais, possibilitando a autonomia dos alunos
Além disso, consideramos a dificuldade e o potencial do aluno, possibilitando a flexibilização curricular visando à aprendizagem significativa.
Também os conteúdos possibilitam o desenvolvimento das competências:
• AVD – Atividades de vida diária
• AVPs – Atividades da vida prática
• AVLS – Atividades de vida e lazer
• Autonomia, independência
• Áreas do conhecimento e desenvolvimento
• Letramento / Alfabetização
O trabalho desenvolvido envolve as áreas:
Conhecimento: Língua Portuguesa; Matemática; Ciências; História; Geografia; Arte; Educação Física; Ensino Religioso.
Musicalização; Educação para o Trânsito
• Desenvolvimento: Orientação Espacial e temporal, Coordenação Motora, Percepção Visual, Oralidade, Ritmo, Lateralidade.
• As atividades desenvolvidas são: passeios Pedagógicos, apresentações artísticas, literatura, informática, ludoteca, momento cívico, horta, culinária, psicologia escolar
METODOLOGIA
A metodologia desenvolvida é conforme o planejamento bimestral e semestral, no qual o professor junto com a pedagoga discute os caminhos adequados para cada conteúdo que pode ser: sequência didática, projetos, tema gerador, trabalho lúdico, e estimulação essencial. A rotina diária e indicada para todas as turmas, sendo realizada no início da aula.
Também realizamos um trabalho com a comunicação alternativa indicada para alunos com deficiência física neuro- motora e autistas.
Educação Profissional.
A Educação Profissional tem como objetivos específicos propor alternativas ocupacionais e de trabalho ao educando, em suas especificidades, valorizar o ambiente natural, a formação de atitudes e valores, o fortalecimento das responsabilidades familiares, de solidariedade de tolerância recíproca.
A Instituição Escolar nesta unidade poderá organizar relatório descrevendo as aquisições e aproveitamento , mesmo elementares, atingidos pelos educandos , que poderão ser convertidos em documento (certificado).
As oficinas são:
• Unidade Ocupacional de Qualidade de Vida
• Unidade Ocupacional de Produção
• Unidade Ocupacional de Formação Inicial
AVALIAÇÃO
A avaliação é processual, contínua, diagnóstica e descritiva, com valorização dos conhecimentos acadêmicos adquiridos, cujo resultado é transcrito semestralmente em formulário próprio.Também o professor realiza o portfólio de cada aluno e devolutiva as famílias com boletim informativo.
Conselho de Classe
O conselho de classe tem por finalidade discutir o processo ensino aprendizagem tendo em vista a qualidade do ensino. O conselho de classe ocorre bimestralmente.
Também se discute o processo inclusivo, o desenvolvimento do aluno e as intervenções.
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