quarta-feira, 27 de maio de 2015

ESCOLA MUNICIPAL MADRE PAULINA - EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL NA MODALIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL




FINALIDADE

        A Escola Municipal Madre Paulina  Educação Infantil e Ensino Fundamental na modalidade Educação Especial  tem por finalidade a oferta gratuita do ensino.
        A Escola Municipal Madre Paulina oferece o ensino      de acordo com os princípios da Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9394/96 que são:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência do aluno na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralidade de idéias e de concepções pedagógicas e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
IV – gratuidade do ensino em escola mantida pelo poder público Municipal;
V – Valorização dos profissionais do ensino garantida na forma da lei;
VI – gestão democrática e colegiada no ensino público municipal;
VII – garantia de padrão de qualidade de ensino;
VIII – vinculação entre educação escolar, trabalho e práticas sociais.
     
      Portanto o Ensino Fundamental destina-se a educandos a partir 06 anos de idade e possui um ciclo contínuo de 10 anos. O primeiro ciclo compreende quatro etapas e o segundo ciclo seis etapas.
    O ensino de Jovens e adultos será ofertado concomitantemente com a Educação Profissional
    Na Educação Profissional destina-se a educandos a partir de 16 anos e são ofertados cursos de acordo com a Unidade Ocupacional de Qualidade de vida, Unidade Profissional de Produção e Unidade de Formação Inicial, desenvolvidos por profissionais com formação em Educação Especial e assessorados pela equipe pedagógica administrativa.
      A educação Infantil é ofertada para crianças a partir de 03 anos realizado através de trabalho diário em turmas.
     Além disso, a escola tem um projeto de inclusão escolar  no ensino regular das crianças egressas da Escola Municipal Madre Paulina.
     Também realizamos a inclusão social através de passeios, visitas a museu, apresentações de danças, etc.
     
   

               


























CLIENTELA

Deficiente Intelectual
Múltiplas Deficiências
Transtorno Global do Desenvolvimento

Número de alunos matriculados: 103 alunos.
Manhã : 59
Tarde : 44


INGRESSO

          O ingresso na escola é através de avaliação diagnóstica, laudo médico e transferências.

Currículo
          Os conteúdos curriculares propostos por meio de atividades funcionais promovem o respeito ao ritmo escolar do educando, a apropriação dos conhecimentos e saberes escolares reais,   possibilitando a autonomia dos alunos
            Além disso, consideramos a dificuldade e o potencial do aluno, possibilitando a flexibilização curricular visando à aprendizagem significativa.
           
      Também os conteúdos possibilitam o desenvolvimento das competências:
AVD – Atividades de vida diária
AVPs – Atividades da vida prática
AVLS – Atividades de vida e lazer
Autonomia, independência
Áreas do conhecimento e desenvolvimento
Letramento / Alfabetização

      O trabalho desenvolvido envolve  as áreas:
     Conhecimento: Língua Portuguesa; Matemática; Ciências; História; Geografia; Arte; Educação Física; Ensino Religioso.
Musicalização; Educação para o Trânsito      
Desenvolvimento: Orientação Espacial e temporal, Coordenação Motora, Percepção Visual, Oralidade, Ritmo, Lateralidade.
As atividades desenvolvidas são: passeios Pedagógicos, apresentações artísticas, literatura, informática, ludoteca, momento cívico, horta, culinária,  psicologia escolar

               

   
         
       























METODOLOGIA


           A metodologia desenvolvida é conforme o planejamento bimestral e semestral, no qual o professor junto com a pedagoga discute os caminhos adequados para cada conteúdo que pode ser: sequência didática, projetos, tema gerador, trabalho lúdico, e estimulação essencial. A rotina diária e indicada para todas as turmas, sendo realizada no início da aula.
         Também realizamos um trabalho com a comunicação alternativa indicada para alunos com deficiência física neuro-  motora e autistas.

Educação Profissional.
       A Educação Profissional tem como objetivos específicos propor alternativas ocupacionais e de trabalho ao educando, em suas especificidades, valorizar o ambiente natural, a formação de atitudes e valores, o fortalecimento das responsabilidades familiares, de solidariedade de tolerância recíproca.
      A Instituição Escolar nesta unidade poderá organizar relatório descrevendo as aquisições e aproveitamento , mesmo elementares, atingidos pelos educandos , que poderão ser convertidos em documento (certificado).
      As oficinas são:
Unidade Ocupacional de Qualidade de Vida
Unidade Ocupacional de Produção
Unidade Ocupacional de Formação Inicial




AVALIAÇÃO

            A avaliação é processual, contínua, diagnóstica e descritiva, com valorização dos conhecimentos acadêmicos adquiridos, cujo  resultado é transcrito semestralmente em formulário próprio.
          Também o professor realiza o portfólio de cada aluno e devolutiva as famílias com boletim informativo.

Conselho de Classe
       O conselho de classe tem por finalidade discutir o processo ensino aprendizagem tendo em vista a qualidade do ensino. O conselho de classe ocorre bimestralmente.
     Também se discute o processo inclusivo, o desenvolvimento do aluno e as intervenções.

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